Loading color scheme

História

Desde o início...

Para muitos, ainda hoje, a instituição é a Creche-Asilo, pois foi assim que nasceu esta IPSS pela vontade da benfeitora Maria da Glória Almeida Pinho que doou os seus bens para as comunidades de Silva Escura e Dornelas. Em testamento, Maria da Glória Almeida Pinho deixou expressa a vontade de que o seu dinheiro seria para custear uma capela no lugar de Dornelas e para a criação da creche/asilo para receber e beneficiar as crianças e os idosos com mais de 60 anos.

Cumprindo-se a vontade da benfeitora...

Cumprindo-se a vontade da benfeitora, foi fundada a “Creche Asilo – Maria da Glória Almeida Pinho”, cujos estatutos foram homologados a 10 de julho de 1945 pelo Governador Civil de Aveiro.

A Creche-Asilo Maria da Glória Almeida Pinho apoiou desde então as comunidades onde se inseria, ao longo dos tempos foi-se adaptando às necessidades da população e às exigências ditadas pela sociedade. Mais tarde, em 1984 com a primeira revisão dos estatutos, passou a denominar-se Centro Social Maria da Glória Almeida Pinho, dotada de Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Creche e Atividades de Tempos Livres. Ainda nesta data, e cumprindo a vontade da benfeitora de que a instituição estivesse ligada à Igreja, foi feita a ereção canónica.

 

A casa, que era da benfeitora...

A casa, que era da benfeitora Maria da Glória Almeida Pinho, foi sofrendo obras para se adequar às novas realidades. Nos últimos anos, a instituição passou por grandes remodelações com obras de fundo que passaram pela remodelação e ampliação de espaço e voltou a reposicionar-se nas respostas às necessidades das comunidades, pelo que dispõe atualmente de: Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Creche, Atendimento e Acompanhamento Social, estando a apostar numa Estrutura Residencial para Idosos.

De referir que em em 2011, os estatutos foram novamente revistos e a instituição passou a designar-se Centro Social Paroquial Maria da Glória.

Ao longo dos anos...

Ao longo dos anos, muitas pessoas passaram pelo Centro Social, utentes, familiares, colaboradores e dirigentes que formando os corpos sociais foram conduzindo a instituição até aos dias de hoje.

O agradecimento fica para todos os que de alguma forma estiveram e estão ligados ao Centro Social.

Publish modules to the "offcanvs" position.